sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sinéquia

Uma palavra que passei a conhecer apenas após o nascimento da minha filha.

A Pips nascou com uma "sinéquia dos pequenos lábios"... ou seja, com os labios vaginais colados.

Felizmente, isto nunca lhe causou problemas para fazer xixi, e como estamos sempre atentos, conseguimos sempre evitar infecções.

Mas, a certa altura, tanto nós (pais) como a pediatra, começámos a ficar inquietos por vermos que, mesmo depois de competar 2 anos e meio, a sinéquia não melhorava.

Seguindo a indicação da pediatra, consultámos uma especialista no Hospital Universitário. Ela aconselhou-nos a não agir agora, uma vez que o creme hormonal não tinha funcionado e que, ao recorrermos a uma intervenção cirurgica com esta idade, haveria sempre o perigo de voltar a fechar.

Fiquei mais calma. Vamos lá esperar pela puberdade, a ver se as hormonas tratam disto naturalmente (pensei eu)...

Ora, eis que esta semana, Lady Choupinette se começou a queixar de um incomodo... "Ah mamã, fait mal, ai fait mal"

Já estavamos prevenidos pela especialista de verificar no Hospital qualquer alteração. Assim fizemos.
A boa noticia é que a sinéquia está a passar, de uma forma natural. Os pequenos lábios da minha pequenita estão a abrir :)

Além de ser um processo natural, há a vantagem de não causar nenhum tipo de trauma à miuda, e o risco de voltar a fechar é mais reduzido...

Agora temos que pôr a pequenita num banho com "Kamillosan", 3 vezes por dia (para acalmar e evitar infecções) e medicar em caso de dores....

Alguém conhecia este termo? ou situação parecida?

2 comentários:

Daniela Rodrigues disse...

Nunca ouvi tal coisa... Ainda bem que está a abrir naturalmente. Tu "tens" precisamente um problema contrário ao "meu". A Carol nasceu com um buraquito a mais, logo a seguir ao ânus. Mta gente o tem, mas consegue-se-se ver o fundo do buraquito. No caso dela não. O buraco é profundo o que nos leva a ter um cuidado especial por causa da acumulação de lixo que pode levar a uma infecção. O médico acha que com o crescimento pode atenuar a profundidade, ou mesmo fechar...vamos a ver...

Tany disse...

Tenho uma amiga que a filhota dela também nasceu assim... também usaram a pomada, mas penso que continua igual e o pediatra para já também disse para ela não se preocupar :) (deve ser mais normal do que julgamos).