sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Creche...

Picture: http://www.fidenet.net/en/servicios/servicios-comunicacion-grafica/servicios-comunicacion-grafica-diseno/
A minha filha iniciou esta semana a adaptação à creche.
Gosto imenso do método seguido, aqui por terras da neve. A criança passa por uma adaptação de 2 semanas, em que vai conhecendo aos poucos o novo ambiente. Os novos coleguinhas, as educadoras...
Com 10 mesisnhos, acho que seria uma violência tirar a miuda de um ambiente e rotina familiares, para deixá-la, assim a frio, num lugar desconhecido.
Desde os seis meses ela fica, alguns dias por semana, com uma amiga nossa. Esta amiga, que faz o papel de ama, fez-nos o favor de olhar pela nossa bebé, enquanto aguardavamos vaga no infantário.
Foi muito dificil conseguir vaga! Um desespero... Já estavamos em lista de espera (lista geral do BIP para o agrupamento de infantários e amas de Lausanne) desde as 19 semanas de gravidez.
Mas, voltando ao assunto inicial (num post futuro conto-vos a aventura que foi esta procura...) , a adaptação é feita suavemente, ao ritmo da criança, e demora em média 2 semanas.
A criança começa por passar 1 hora no infantário, sempre acompanhada por um dos pais. No segundo dia já lá fica sozinha cerca de 15 minutos. No 4o dia de adaptação, a criança fica sozinha 1 hora. Depois, vai aumentando suavemente o tempo que passa no infantário. De uma hora passa para hora e meia, depois para 2 horas e meia, e por aí fora.
No nosso caso, no ultimo dia de adaptação, a bebé já lá vai ficar das 9 da manhã às 4 da tarde.
Para já está a correr tudo muito bem. Ela gosta de ter companhia para brincar, de ver amiguinhos novos, de brincar muito... Linda!
Sou mãe babada (com muito orgulho, ora pois) e fico encantada ao ver como ela se tem portado tão bem. Ontem chorou um nadinha porque havia mais crianças que o habitual, mas foi só um nadinha.
Confesso que sou fã deste método de entrada para o infantário. Ao ritmo da criança, sem choque, devagarinho... Maravilha!

4 comentários:

AD disse...

A C. esteve uma semana na adaptação...1º dia fiquei lá com ela depois comecei a deixa-la 2h durante uma semana e na semana a seguir já ficou o dia todo sem problemas :)
Era mais bebe (4,5 meses) adaptou-se mt bem!

Esteve lá 1,5 meses e entretanto como a minha mae ficou de vez por casa tirei-a e fica com a avó...mais uma vez se adaptou mt bem :) beijos

Lita disse...

Eu concordo que esse método é fantástico!!
Por aqui não há essa iniciativa, mas fizemo-la nós.
O Tiaguito começou a ir pra creche no mês passado. Ia apenas 1h por dia. depois começamos a estivar um pouco mais. De momento vai 2h de manhã depois vou buscá-lo ao almoço, passa 3h connsoco e de tarde vai mais 2 horitas. Também está a correr muito bem, felizmente!
No próximo mês já fica o dia todo :( Leia-se das 9h30 às 5h... aiii que vai custar....

Valsita disse...

Acabo de chegar da creche. Como vim trabalhar mais 2 horitas, a bebé teve que ficar com a minha amiga. Estou toda orgulhosa. Hoje ficou 1 hora e meia na creche e dormiu! dormiu uma sesta maravilhosa. As educadoras disseram que isso é sinal que ela já se sente confiante e ambientada. Que linda.... Apetecia-me ficar o resto da tarde com ela, mas não posso... Pra a semana compenso :)
Já marquei os dois dias de féris que guardei religiosamente do ano passado. Vou cobrir a minha bebé de beijocas :)

carlita disse...

fantástico, assim não há choques, nem mudanças violentas.
coitadinhos dos pequnitos quando começam 'a vidinha' :P
beijos para a senhorita Pips!